A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição de massa óssea, desenvolvendo ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade. Além de promover sustentação ao nosso organismo, os ossos são fontes de cálcio, necessária para a execução de diversas funções como os batimentos cardíacos e a força muscular. O cálcio é uma estrutura viva renovada diariamente em todo o esqueleto, durante a vida inteira.
Com o tempo, a absorção das células velhas aumenta e a de formação de novas células ósseas diminui. O resultado é que os ossos se tornam mais porosos e perdem resistência. Por consequência dessa fragilidade óssea, o risco de fraturas aumenta consideravelmente e medidas de prevenção se tornam mais do que fundamentais.
Prevenção
Medidas de prevenção contra a osteoporose devem ser tomadas desde a infância e, especialmente, na adolescência para garantir a formação da maior massa óssea possível. Para tanto, é preciso ingerir cálcio, tomar sol para fixar a vitamina D no organismo e fazer exercícios físicos, Na verdade, essas regras devem ser mantidas durante toda a vida. Principalmente, a atividade física tem efeito protetor sobre o tônus e a massa muscular, que se reflete na melhora do equilíbrio e ajuda a evitar as quedas.
Fatores de risco
Entre os fatores de risco para a osteoporose destacam-se:
- História familiar da doença;
- Pessoas de pele branca, baixas e magras;
- Asiáticos;
- Deficiência na produção de hormônios;
- Medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia;
- Alimentação deficiente em cálcioe vitamina D;
- Baixa exposição à luz solar;
- Imobilização e repouso prolongados;
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Consumo de álcool;
- Certos tipos de câncer;
- Algumas doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas.
Lembrando que a osteoporose é uma condição relacionada com o envelhecimento e pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres após a menopausa. Entretanto, é importante salientar que, mesmo com todos estes cuidados, uma parte dos indivíduos vai ter osteoporose, pois a herança genética ainda não pode ser modificada.