O cultivo de plantas na terceira idade.


O cultivo de plantas na terceira idade é uma ocupação que muitos idosos gostam. Seja cuidar da horta, plantar flores, árvores ou colocar ornamentos, o jardim exige cuidado diário e por isso acaba tornando-se terapia.

 

Com o cuidado, as plantas vão dando retorno. A casa fica mais colorida e há presença  dos pássaros cantando, isso dá a sensação de tranquilidade que todos precisam.

 

Quais são os benefícios do cultivo de plantas na terceira idade?

Muitos idosos ficam prejudicados por não saírem de casa, por não conversar ou receber devido cuidado. A jardinagem na terceira idade vem para integrar o idoso com a natureza, a casa e a sociedade.

Além disso, promove a autonomia, estímulo cerebral e a melhora do ambiente familiar. Veja os benefícios do cultivo de plantas na terceira idade:

 

  • Aumento da qualidade de vida
  • Alimentação saudável
  • Redução do sedentarismo
  • Estímulo cerebral
  • Melhora do humor
  • Integração do idoso com o ambiente
  • Autonomia
  • Aumento da Disposição
  • Redução de dores no corpo
  • Sociabilidade
  • Satisfação pessoal
  • Melhora da autoestima

 

A promoção da qualidade de vida do idoso não depende só do bom humor, ele precisa reconquistar autonomia, ser feliz, dormir bem, comer bem, praticar exercícios físicos e estimular o cérebro, por isso muitas famílias têm procurado residenciais para idosos.

 

O que plantar no jardim de casa?

 

Contudo, cuidar de uma horta não é tão simples, também exige tempo e responsabilidade. As plantas desenvolvem em ambientes diferentes, há as que prosperam no sol, outras morrem com muita exposição; algumas precisam de pouquíssima água, enquanto outras precisam ser regadas duas vezes ao dia; Ao passo que uma planta cresce muito com adubo, outras são tão sensíveis que não resistem.

 

Para escolher a melhor opção para plantar em casa é preciso analisar quanto espaço será reservado. Quintais grandes oferecem muitas opções, mas até os apartamentos podem tornar-se bem aconchegantes com áreas verdes.

 

No geral, é bom ter em casa plantas frutíferas, verduras, legumes, flores e ervas. Além de desempenharem um papel como a melhora da alimentação, elas também participam da decoração da casa. Em grandes jardins é possível ter uma horta, pomar e até uma área de convívio.  Já em apartamentos, há a possibilidade do jardim vertical, jarros e vasos.

 

Hortas e jardins em apartamentos

  Os apartamentos são, comumente, menores que as casas, por isso a economia de espaço deve ser grande, além disso, a organização também precisa ser rotineira. As hortas podem ficar em um cantinho próximo a cozinha, para que você a use com mais frequência e não deixe a casa suja ao usar. Já os Jardins têm mais liberdade. Podem ficar em todos os cômodos sem problemas.

 

 Hortas e jardins em casas

 Como as casas, geralmente, dispõe de mais espaço é possível fazer uma horta maior, ter mais variedade de frutos, verduras, legumes e flores. Árvores frutíferas também são uma ótima opção, pois além dos frutos, oferecem sombra e aproximam passarinhos e outros bichos, o que dá uma sensação boa para os que frequentam a casa.